sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O gostoso sabor da prática

Durante esse semestre venho à faculdade no intuito de ajudar aos outros alunos como monitor na disciplina de Treinamento em Basquete. Por esse fato, não realizo as práticas, além de a poucas semanas tem os meus ombros inflamados.
Eis que, em uma aula sobre sistemas ofensivos (orientações para cada posição), onde eu não seria exigido como monitor, uma vez que o professor convidado daria conta dos alunos presentes como sempre o fez, senti a liberdade de poder participar da prática.
Sei que para muito, posso falar aqui de algo inútil e supérfluo, pois bem, foda-se. Tantas coisas ditas inúteis e damos o maior valor depois de conhecer mais. Para aqueles mais sábios que aventuram no desconhecido, digo que os sistemas táticos são um prazer a parte dentro dos desportos coletivos. Principalmente você observar o seu desenvolvimento dentro de um grupo, de cada jogador. Ninguém é obrigado a saber isso, como não precisamos saber cozinhar, tocar música, matemática, onde fica o Uzbequistão, etc. Contudo, vale o prazer do conhecimento.
Saber jogar, não só pelas habilidades técnicas é interessante, porém muito difícil. A evolução da mesma produz um prazer e a organização tática de um jogo permite maior participação de todos e mais interesse pelas ações ofensivas e defensivas.
Pois bem, apesar de não ser um texto inspirado, quero deixar aqui registrado meu imenso prazer dentro da aula de hoje. Onde pudemos jogar, quadra inteira, um basquete sistematizado, com defesa 2-1-2, por zona puro, no ataque dois pivôs, dois alas e um armador. Sei que muita gente não teve a oportunidade de vivênciar algo do tipo na vida ainda, é uma pena e um problema da educação física sim, pois vemos muitas coisas na escola em outras matérias, mas na EF escolar, precisamos possibilitar as vivências motoras de nossos alunos, tal qual tive o prazer de ver a aula de meu amigo Prof Guilherme Freitas onde ele possibilitou a seus alunos a experiência geral de esgrima com material reciclável (jornal). Alguém já teve isso na escola?