O basquete nacional teve nesse Mundial mais uma derrota, para a população foi mais uma vergonha, levados pela mídia a crer que passamos ridiculo perdendo para uma das 3 maiores potências mundiais (é isso mesmo, a Argentina é uma grande potência no basquete), pais com uma estrutura para esse desporto de dar inveja a maior parte dos paises. Porém, vendo que tal desporto tem uma quantidade praticantes bem menor que paises como Argentina e Espanha (era a favorita nesse mundial), teve em 2006 um campeonato nacional com três finalistas, só em 2008 os clubes passaram a organizar o campeonato (tal qual NBA e a liga argentina), com isso têm ocorrido melhoras quanto a instabilidade dos clubes que antes a cada temporada mudavam drasticamente seus nomes e até cidades o que diminuia o vínculo com seus torcedores, a desconfiança de investidores e dos canais de televisão que pouca coisa passavam do basquete nacional.
Com isso, fica dificil criar algo. Pensar em vitórias. Mas aos poucos o basquete está melhorando. A Liga Nacional de Basquete (LNB) com seu Novo Basquete Brasil (NBB), com suas reuniões para melhoria do campeonato e planejamento de ampliação do número de praticantes e a seleção mais rigorosa de equipes (com análise da segurança financeira e estrutura de trabalho) tende a melhorar o desporto. Tenham calma.
Fica aqui uma lição de casa. Escrevam pra mim, contando se na sua cidade ou região tem ou já teve alguma equipe de basquete e qual foi sua relação com a mesma.