quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MUNDIAL DE BASQUETE

O basquete nacional teve nesse Mundial mais uma derrota, para a população foi mais uma vergonha, levados pela mídia a crer que passamos ridiculo perdendo para uma das 3 maiores potências mundiais (é isso mesmo, a Argentina é uma grande potência no basquete), pais com uma estrutura para esse desporto de dar inveja a maior parte dos paises. Porém, vendo que tal desporto tem uma quantidade praticantes bem menor que paises como Argentina e Espanha (era a favorita nesse mundial), teve em 2006 um campeonato nacional com três finalistas, só em 2008 os clubes passaram a organizar o campeonato (tal qual NBA e a liga argentina), com isso têm ocorrido melhoras quanto a instabilidade dos clubes que antes a cada temporada mudavam drasticamente seus nomes e até cidades o que diminuia o vínculo com seus torcedores, a desconfiança de investidores e dos canais de televisão que pouca coisa passavam do basquete nacional.
Com isso, fica dificil criar algo. Pensar em vitórias. Mas aos poucos o basquete está melhorando. A Liga Nacional de Basquete (LNB) com seu Novo Basquete Brasil (NBB), com suas reuniões para melhoria do campeonato e planejamento de ampliação do número de praticantes e a seleção mais rigorosa de equipes (com análise da segurança financeira e estrutura de trabalho) tende a melhorar o desporto. Tenham calma.
 
Fica aqui uma lição de casa. Escrevam pra mim, contando se na sua cidade ou região tem ou já teve alguma equipe de basquete e qual foi sua relação com a mesma.

3 comentários:

  1. Muito bom seu retorno ao mundo dos blogs, amigo Daniel Giacon! E agora o sr. encara nova tarefa como colunista, sucesso!!!! Sigo firme e forte lá no LUDOcência...

    Quanto ao texto, realmente as pessoas só noticiam o q dá impacto e isso é triste, ainda mais num país onde somos bombardeados diariamente por uma monocultura esportiva que faz mal. Eu acompanhei alguns jogos nesse mundial e assisti ao Brasil sempre que pude, deu gosto ver a organização da equipe. Mais estrutura e apoio na base e com certeza estaremos disputando as primeiras colocações. Aí chama o Zagallo pra essa mídia e fala "Vocês vão ter que me engolir!!!!"

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Giacon, Fritas e colegas do blog

    Se pensarmos no ponto de vista que a mídia procura nos passar, pode ser interpretado como vergonha. Mas está longe disso e concordo com nossos colegas em relação ao ponto.

    Queria acrescentar que a nossa geração, com ajuda do Marcelinho - bom jogador q fortaleceu nossa seleção, temos vários bons jogadores. Ótimo se avaliarmos o Tiago Splitter - considerado o melhor da liga européia e com malas prontas para a NBA.

    Vi alguns jogos e contra a Argentina acredito que faltou experiência e uma tática defensiva mais consciente para com as variações argentinas. Faltaram trocas de posições, mesmo porque no último 4o ficou claro q a Argentina fazia trocas para definir o arremesso pro Scola - ótimo jogado por sinal! Defindo o jogo

    Não acho que tecnicamente nosso time era pior que o da Argentina, mas se equivalem. Mas com certeza o Ginobili é mais jogador q o Nenê, o que prejudicou mais a Argenina que nós a falta dos dois, ao meu ver.

    Mas podemos ter resultados melhores sim, sem dúvida. E acredito que o time estará melhor futuramente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Agradeço de coração comentários tão pertinentes e lúcidos como o de vocês meus queridos amigos! E nota: Ginobilo já está quase se aposentando! hauha

    Mas para melhorar a seleção precisamos de um campeonato nacional consistente e ele será!

    ResponderExcluir