quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quando a atividade física tem seu significado deturpado (mudado)

                       Ouvindo o programa Pânico, na rádio, eles entrevistavam o bom profissional de Educação Física e em determinado momento falaram sobre uma das dançarinas no programa que possui vigorexia. Era de se esperar. Mas para quem não sabe o que é isso passo esse link (http://laraprojetojuju.blogspot.com/2010_03_01_archive.html) que mostra outra coisa pior: pessoas que almejam ter um corpo como o dela e pouco tem idéia dos problemas que se tem, aliás, pessoas que lidam com a imagem tem muitas vezes esse problema.
                       Digo que esse é um problema muito grande, pois vejo isso diariamente uma grande quantidade de pessoas seguirem esse caminho e o pior é que não tenho preparo para lidar com isso, tanto que sempre desvio de alunos com esse perfil, mas trata-se de distúrbio a ser tratado por especialistas da saúde mental. A questão não é discriminar, mas tentar ajudar porém é muito difícil já que essa pessoa quase sempre busca treinos na internet, com os amigos e tudo o que for para tentar crescer, e com professores éticos e decentes ele não encontrará isso. Aí o problema seria que, esses/essas monstruosidades frequentam a academia e passam a imagem para as pessoas de que quem trabalha lá pensa daquele jeito, pensa em atividade física como rendimento e estética, mas não é bem verdade. É horrível saber que muitas pessoas não frequentam a academia por não se sentirem a vontade por isso, tenho um desejo muito utópico de criar um espaço para as pessoas treinarem, sem espelho, com bastante laço de humanidade para trazer o bem-estar desse indíviduo e melhorar sua auto-estima com objetivos legais e prazeirosos e não essa busca infundada por estética.

Busque sempre o prazer na atividade física e os resultados virão: auto-estima, prazer, sono melhor, menos cansaço ao longo do dia, melhora de humor, disposição e sociabilidade. Desde que você objetive o prazer. Visando a estética, certamente você não terá isso, no máximo uma vaga para trabalhar no fazendinha, itatinga e etc. Faça sua escolha.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Para animar!

Bom dia a todos.
                       
                  Desde sexta-feira o tempo não sabe o que quer. Nublou e chuviscou, depois no sábado um tremendo sol e no domingo chuva o dia inteiro! Mas o que isso tem demais? Você se pergunta. Daniel está ficando louco, falando sobre tempo, chuva e com o título "Pra animar?". Bom meu leitor, acalme-se.
                  Depois da Corrida da Lua, realizada por volta de Março, gosto de focar meu treino para a Integração, realizada em? Setembro! Quando? 26 de Setembro....agora você está entendendo. "Não Daniel, agora que tá tudo confuso. Você começa com tempo, depois vai para dizer que ontem choveu e você entitula seu texto com ´Pra animar´, endoidou de vez!". Mais uma vez peço calma.
                  Pois bem, acordei pela manhã, 6 horas, com o som das gostas esparsas caindo. Pensei "bom é apenas um chuvisco, delícia pra correr!". Levantei e falei pra Cá "são só chuviscos". Então fui ver e uma nuvem forte e alguns raios caiam! Pronto, bateu uma tristeza. Esperamos e a chuva não melhorava. Fiquei pensando que os alunos do Grupo de Corrida iriam desânimar. Falei com Paulo sobre isso. Tentamos falar com os alunos, ver que ia, saber se chovería próximo ao Taquaral. Obtivemos resposta apenas em cima da hora e com isso pudemos apenas chegar lá as oite e vinte, eu, paulo e edgard. Resolvemos correr, entramos no primeiro quilômetro do pessoal que corririam cinco.
                   "Daniel, já estou ficando cansado de ler esse texto! Não tenho tempo para essas bobagens! Qual foi o motivo de você colocar o ânimo no título se tudo de errado!". Atento e ansioso leitor, você deve ter lido que comentei sobre o Grupo de Corrida, certo? Pois então, eu pensei e depois vi que paulo também, no caso de irmos lá, não encontraríamos ninguém. Imaginávamos -ao menos eu pensava assim - o seguinte "Qual aluno sairá de sua casa e virá até aqui?" Qual aluno? Bem, não colocarei os nomes, mas vi lá ao menos seis alunos! Seis! Sendo que cada metade correu 5km ou 10km.
                    Mas não foi só isso que serviu para animar mais ainda para seguir preparando o sonho das pessoas em correr, não foi apenas essa demonstração de vontade que me animou ainda mais a fazê-los melhorar. Durante a corrida, vi muita gente, mas muita gente mesmo! Em pleno domingo, 8 da manhã, com chuva!! Vi idosos correndo muito, vi gente correndo fantasiado e vi um rapaz - famoso já - que correr com um vaso sobre a cabeça. Como não animar com um número tão alto de pessoas correndo!
                   A única coisa que fiquei triste e preocupado foi com um rapaz cuja vestimenta demonstrava ser da coordenação da corrida, tomara que não seja alguns infeliz que comprou o diploma. Mas esse gênio ficava nos últimos 500 metros gritando para o povo acelerar dizendo "vamos gente, agora é para acabar!". Justo no final da prova, justo no trecho onde ocorre o maior número de lesões e desmaios!
                  Agora é pensar nas próximas provas. Abraços!