quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quando a atividade física tem seu significado deturpado (mudado)

                       Ouvindo o programa Pânico, na rádio, eles entrevistavam o bom profissional de Educação Física e em determinado momento falaram sobre uma das dançarinas no programa que possui vigorexia. Era de se esperar. Mas para quem não sabe o que é isso passo esse link (http://laraprojetojuju.blogspot.com/2010_03_01_archive.html) que mostra outra coisa pior: pessoas que almejam ter um corpo como o dela e pouco tem idéia dos problemas que se tem, aliás, pessoas que lidam com a imagem tem muitas vezes esse problema.
                       Digo que esse é um problema muito grande, pois vejo isso diariamente uma grande quantidade de pessoas seguirem esse caminho e o pior é que não tenho preparo para lidar com isso, tanto que sempre desvio de alunos com esse perfil, mas trata-se de distúrbio a ser tratado por especialistas da saúde mental. A questão não é discriminar, mas tentar ajudar porém é muito difícil já que essa pessoa quase sempre busca treinos na internet, com os amigos e tudo o que for para tentar crescer, e com professores éticos e decentes ele não encontrará isso. Aí o problema seria que, esses/essas monstruosidades frequentam a academia e passam a imagem para as pessoas de que quem trabalha lá pensa daquele jeito, pensa em atividade física como rendimento e estética, mas não é bem verdade. É horrível saber que muitas pessoas não frequentam a academia por não se sentirem a vontade por isso, tenho um desejo muito utópico de criar um espaço para as pessoas treinarem, sem espelho, com bastante laço de humanidade para trazer o bem-estar desse indíviduo e melhorar sua auto-estima com objetivos legais e prazeirosos e não essa busca infundada por estética.

Busque sempre o prazer na atividade física e os resultados virão: auto-estima, prazer, sono melhor, menos cansaço ao longo do dia, melhora de humor, disposição e sociabilidade. Desde que você objetive o prazer. Visando a estética, certamente você não terá isso, no máximo uma vaga para trabalhar no fazendinha, itatinga e etc. Faça sua escolha.

3 comentários:

  1. Vigorexia...acho que não tenho esse tipo de distúrbio..ou penso que não...a atividade física no momento para mim, na modalidade caminhada, está visando no meu ver melhoria de meu condicionamento físico, para mais tarde, dedicar-me mais ao ciclismo...pf, me oriente..Eliana K

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Daniel, é isso aí... direto e reto!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante este texto e confesso que nem sabia que existia esta doença vigorexia, só achei o encerramento do post um pouco radical.
    Concordo quando diz que os resultados virão com a busca pelo prazer da atividade física.
    Eu comecei a fazer academia para melhorar a saúde e tive a sorte de vcs formarem um grupo de corrida que sou um felizardo em poder participar.
    Parabéns pelos temas abordados, são muito interessantes.
    Abraços.

    ResponderExcluir