quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Proposta

Final de ano próximo e um fenôme acontece: a academia curiosamente começa a ter um crescente número de pessoas. Os períodos que sempre enchem de alunos são, entre Janeiro e Fevereiro, Setembro e Outubro. Sobram oito meses. O curioso é que nesses períodos, principalmente em Janeiro, a sensação que fica é a de solução instantânea, o público quer em cerca de um mês resultados visíveis (principalmente na balada) daí isso leva a falência qualquer plano de treino. Como dar tantos resultados, físicos, em tão pouco tempo?
O problema disso, não será nunca do aluno, pois dificil é culpá-lo por sua ignorância. Traçar objetivos mais reais e talvez mostrar outros pode possibilitar ele refletir sobre essa necessidade que ele/ela nem ao menos sabem muito por que. Como pude ler em um livro interessante, Tranformações Didático-Pedagógica do Esporte de Elenor Kunz, as necessidades que os alunos trazem, muitas vezes são vontades compostas no dia a dia pela enorme repetição e reforço e que a pessoa nem é levada a pensar sobre, daí ela chega com o objetivo de mudar completamente a parte externa do seu corpo, vem com a concepção de corpo magro/forte é sinônimo indiscutível de saúde e meta única de trabalho. Claro, cada gênero com sua confusão, homens saudáveis são fortes mesmo sem treinar as pernas e mulheres, magras e com glúteos avantajados. Mas pra quê?
Treinar provoca mudanças internas no corpo também. Tornar-se um corpo musculoso graças a substâncias, de custo alto, tem qual finalidade? Qual o tipo de pessoa você procura impressionar? Um homem forte e bombado atrai que tipo de garota? E mulher com aquele esteriótipo físico geralmente é julgada para qual finalidade para os homens?

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Pense para que você quer treinar.
Converse com um professor humanizado.