quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Poucos dias restam

A corrida da TVB foi muito produtiva. Tive um tempo animador - não há com dizer que manterei tal desempenho na Integração por tratar-se de outro percurso e talvez de outra temperatura e umidade - e consegui conquistar um amigo para correr e a partir disso outros amigos parecem ter gostado da idéia. Isso é ótimo. Fugindo um pouco, treinar por estética é legal, mas poucas vezes será sinônimo de saúde. O exemplo mais forte é indivíduo magro querendo virar musculoso terá como meio, na maioria das vezes, substâncias perigosas como forma de concretizar outras carências: alimentares, auto estima, monetária, de relacionamento, na tentativa de conquistar coisas relativamente importantes como a menina mais bonita, o respeito dos colegas a intimidação por visual e etc. Mas com a ainda tímida mobilização de novos corredores sinto-me mais professor/treinador.
Claro preciso construir uma base científica mais sólida, não julgue essa afirmação como o meu isolamento em um laboratório - nem de longe estou fazendo crítica a tais pesquisadores, apenas não tenho tal perfil - mas sim, por trazer os métodos científicos para o campo - novamente, não julgue campo por futebol, mas sim como um sinônimo para área de atuação.
Para não perder o começo do texto, a corrida TVB foi muito produtiva, ainda mais esse tempo que estou tendo até a corrida Integração, pois com uma corrida próxima à outra tal qual essas, tenho ainda a estabilidade mental utilizada na última corrida e estou mais motivado para o próximo desafio. Ainda, de modo mais técnico, minha evolução na produção de força tanto em períodos curtos quanto em prolongados melhorou, não só pelos treinos com cargas resistidas anteriores mas também pela melhora na minha coordenação motora pra corrda. E por último, nesse período entrei em contato com uma proposta de treino (peço, novamente que não julgue treino com uma ficha de musculação, um dia de treinamento, mas sim uma idéia maior que rege o planejamento a longo prazo) denominada HIT - high intensive trainning - não irei agora me extender nas especificidades do tema, apenas digo que irei aplicar no planejamento de minhas atividades físicas.
Para os olhos mais cansados, o alívio do final do texto.

Um comentário:

  1. Oi como eu não tenho seu e-mail vai por aqui mesmo... A visitação é pequena mesmo... é um processo demorado... Eu tenho seguido a seguinte estratégia... uso o Google Analytics para receber um balança diários de assuntos relacionados a nossa área...ai eu visito e escrevo para alguns... Se quiser me escrever por e-mail andrade@celafiscs.org.br Siga em firme e em frente!

    ResponderExcluir